Corpo Cênico
Oficina Corpo Cênico
A corporificação da cena
O corpo cênico proposto pelo Teatro do Movimento, é o trabalho corporal do ator/bailarino, sempre hábil e apto ao ato de criar, expressar e repetir com intenção o personagem ou movimento concebido. A repetição ou representação do criado, deve estar imbuída de apropriação das qualidades inerentes às sensações e idéias manifestadas, para que o repetir não se torne mera forma vazia, mas um transbordamento, uma recriação, uma reinvenção.
- Percepção corporal
- Observação, atenção e concentração
3 -Conhecimento Expressivo
O corpo é a fonte da expressão, de onde brota a arte do movimento, o teatro e a dança. É a própria expressão, o artista de si, preparado para a cena e a incorporação de sua arte.
Esta oficina se propõe a introduzir e vivenciar o trabalho corporal e expressivo do ator bailarino a partir dos princípios do Teatro do Movimento, um método para interprete criador, de Lenora Lobo.
Fundamentado no movimento consciente de KlaussVianna e em minhas vivencias com a dança, a consciência e as técnicas corporais).
O corpo como centro dos estudos, numa área de conhecimento que envolve os mecanismos do corpo em movimento.
Sistema ósseo
Estudos detalhado prático/teórico do esqueleto humano, seus principais ossos e suas relações com a função do movimento
Sistema Articular
Estudos pratico/ teórico das possibilidades de articulações das partes do corpo, sistemas de alavancas e apoios, leque de funções e riqueza de expressão
Sistema muscular
Estudo e vivencia das principais cadeias musculares, tensão e relaxamento e tônus adequado na execução de cada movimento. Consciência da intenção muscular na interpretação de movimentos, personagens e emoções.
Habilidades motoras
Habilidades corporais é a capacidade ou destreza, o conhecimento técnico que um artista possui na execução de seus movimentos. É a performance física.
A organização das habilidades em dança podem se dar:
1) Através de técnicas codificadas e seus respectivos treinamentos.
2) Através de sistemas abertos de consciência do corpo em movimento e propostas mais criativas de técnicas corporais.
O Teatro do Movimento fundamentado no Movimento Consciente de Klauss Vianna faz opção de trabalhar com os sistemas abertos, convictos de que esta didática auxilia o processo criativo e expressivo do interprete.
3-Conhecimento Expressivo
O corpo é a fonte da expressão, de onde brota a arte do movimento, o teatro e a dança. È a própria expressão, o artista de si, preparado para a cena e a incorporação de sua arte.
Intenção
É uma técnica apreendida a partir do vivenciado e repetido pela qualidade inerente aos músculos, ao tônus.
Perceber a intenção interior do gesto, depois sua qualidade, e em seguida o tônus, traz ao ator bailarino possibilidades de criar sua intenção, alem de capacitá-lo a repeti-la.
“É preciso que haja um distanciamento físico e critico do que faço e do que digo. A emoção deve ser distanciada: ela é proveniente de um técnica, é inerente aos músculos, ao espaço, aos ossos, ao corpo”
Klauss Vianna
Expressividade das partes do corpo e do todo
Com a percepção do todo aguçada, divide-se o corpo por partes para realizar sua grande investigação expressiva. Cada parte do corpo traz a tona desenvolvimento de imagens, informações e signos que paulatinamente se transformam em vocabulário.
Exploração de movimentos a partir do corpo como um todo de uma parte, de duas ou mais partes ao mesmo tempo, do dialogo entre as partes e das intenções contrarias das partes.
Mascara facial
Estudos da máscara facial e suas relações de harmonia e dicotomia com o corpo.
Mascaras
· Neutra
· Simétrica e assimétrica
· Estreita e larga
· Curta e comprida
· Fechada e aberta
· Extrovertida e introvertida
Relações com o corpo
· Harmonia
· Máscara e corpo tem a mesma intenção
· Dicotomia
· Máscara tem intenção contraria ao corpo.
Corporificação das emoções
Cada emoção ou cada corpo que a sente pode expressa-la de maneiras diferentes mantendo-se todavia uma qualidade corporal que nos faz reconhecer a emoção neste ou naquele corpo.
Faça sua Inscrição aqui